Notícias
Flávio Bolsonaro participará de audiência nos EUA para defender interesses do Brasil

Senador e pré-candidato à Presidência pede cinco minutos para discursar presencialmente contra a sobretaxa de 25% recomendada pelo governo americano
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) formalizou sua inscrição junto ao Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) para participar presencialmente da audiência pública agendada para o dia 6 de julho, em Washington. O encontro debaterá a proposta de aplicação de uma nova tarifa de 25% sobre a maioria dos produtos exportados pelo mercado brasileiro.
A medida do USTR decorre de uma investigação baseada na chamada “Seção 301”, que apontou supostas práticas comerciais desleais por parte do Brasil, envolvendo temas como regulamentações do Pix, comércio digital, mercado de etanol e segurança jurídica. O relatório final com a decisão sobre a implementação ou não do tarifaço deve ser avaliado pelo presidente americano Donald Trump até o dia 15 de julho.
Em suas redes sociais, o senador criticou duramente a postura do governo federal em relação às negociações e justificou sua iniciativa de ir aos Estados Unidos discursar em sua capacidade pessoal e oficial como membro da oposição parlamentar.
De acordo com documentos enviados ao órgão de comércio americano, Flávio Bolsonaro solicitou o tempo padrão de cinco minutos reservado para testemunhas. Ele argumenta que a sobretaxa trará prejuízos mútuos para os exportadores brasileiros e para os próprios consumidores e importadores norte-americanos, quebrando uma parceria histórica e bilateral. O senador defende que eventuais contestações comerciais passem por sanções e negociações direcionadas aos responsáveis e não por uma punição econômica generalizada ao país.



