Esportes
João Fonseca pede fim de comparações com lendas do tênis
![João Fonseca pede fim de comparações com lendas do tênis](https://redeabx.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Joao-Fonseca-vence-Van-Assche-e-vai-a-final-do.jpeg)
João Fonseca fez história neste domingo (22) e se igualou a Carlos Alcaraz e Jannik Sinner ao ser campeão do Next Gen ATP Finals. O brasileiro, porém, não gostou das comparações dois dos melhores tenistas da atualidade.
Com apenas 18 anos e quatro meses, João Fonseca se tornou o segundo mais jovem da história a ser campeão da disputa que reúne os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial. Ele perde apenas para o italiano Jannik Sinner, vencedor com 18 anos e dois meses em 2019.
Além do hoje número 1 do mundo, o “clube” dos campeões aos 18 anos, além de Fonseca agora, só tem mais o espanhol Carlos Alcaraz, que levou o Next Gen ATP Finals com 18 e seis meses em 2021 – hoje, ele é o terceiro colocado do ranking mundial e dono de três títulos de Grand Slams.
Isso, porém, não empolga o brasileiro. Em entrevista à ESPN depois do título, João Fonseca chamou de “comparações inúteis” e garantiu estar focado em escrever a sua história no circuito mundial
“Acho que isso é um pouco da nossa tradição, quando a gente vê brasileiros, um jovem atingindo coisas grandes já querem colocar como promessa, expectativa. Eu quero ser eu, o João. Obviamente que é uma pressão boa, estar com suporte de todos, me comparando com mitos do esporte, mas quero fazer minha história, ser o João”, afirmou o tenista.
“Quero viver o presente, minha rotina, com pessoas que me ajudam e querem o meu bem, não ficar pensando muito nessa coisa de prodígio. João ganhou com 18 anos e três meses, Sinner ganhou com 18 anos e dois meses. São comparações meio que inúteis, cada um tem seu tempo. Eu acho que é isso, não tem que pensar nessas coisas e viver o presente”, completou.
Nascido no Rio de Janeiro, o brasileiro entrou na competição como número 145 do ranking da ATP. Antes do Next Gen, também neste ano 2024, João Fonseca foi campeão do Challenger de Lexington. Além disso, chegou às quartas no ATP 500 do Rio de Janeiro e no ATP 250 de Bucareste, na Romênia.