Esportes
Veja quem entra e quem deixa de ser árbitro Fifa no Brasil
![Veja quem entra e quem deixa de ser árbitro Fifa no Brasil](https://redeabx.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Veja-quem-entra-e-quem-deixa-de-ser-arbitro-Fifa.jpeg)
Com a chegada de 2025 a arbitragem brasileira também sofreu mudanças. E diretamente ligadas ao quadro de árbitros com o escudo Fifa, a entidade máxima do futebol mundial.
A grande mudança foi a saída de Bráulio da Silva Machado (SC), de 45 anos, do quadro Fifa, dando entrada a Matheus Delgado Candançan (SP), de 26 anos, que a partir de agora esta apto a atuar em jogos internacionais.
Candançan agora será um dos 17 árbitros brasileiros com escudo Fifa em 2025, que também inclui árbitros assistentes e de de vídeo.
Inclusive, no VAR, uma outra mudança: Marco Aurélio Fazekas (MG) entrou no lugar de José Claudio Rocha Filho (SP).
Por outro lado, outros nomes seguem com o escudo Fifa, incluindo Anderson Daronco (RS), Edina Alves Batista (SP), Paulo César Zanovelli (MG), Ramon Abatti (SC), Raphael Claus (SP) e Wilton Pereira Sampaio (GO).
Comentarista de arbitragem dos canais Disney, Renata Ruel avaliou as mudanças no quadro brasileiro da Fifa e afirmou que, ao invés de Candançan, teria dado uma chance a Davi Lacerda (ES).
“(Matheus Candançan) é um árbitro que já estava participando de alguns cursos da Conmebol, sendo preparado para assumir esse escudo. Mas, na minha visão, ainda falta um pouco de bagagem para assumir o escudo Fifa. Davi Lacerda teve um ano de 2024 melhor, onde se mostrou mais preparado, com mais controle de jogo, foi muito elogiado em um ano em que a arbitragem teve grandes dificuldades, e ficou sem o escudo Fifa”, disse.
“A outra questão é que Paulo Cesar Zanovelli continua no quadro da Fifa, mesmo cometendo grandes erros ao longo da sua carreira de arbitragem. E, principalmente, 2024 com grandes erros em vários jogos do Brasileiro”, prosseguiu.
“Vamos aguardar o que será da arbitragem em 2025.”
Quem são os árbitros brasileiros do quadro da Fifa em 2025?
-
Anderson Daronco (RS)
-
Andreza Helena de Siqueira (MG)
-
Bruno Arleu (RJ)
-
Charly Wendy Straub Deretti (SC)
-
Daiane Muniz (SP)
-
Deborah Cecília Cruz Correira (PE)
-
Edina Alves Batista (SP)
-
Flávio Rodrigues (SP)
-
Matheus Candançan (SP)
-
Paulo César Zanovelli (MG)
-
Rafael Klein (RS)
-
Ramon Abatti (SC)
-
Raphael Claus (SP)
-
Rejane Caetano da Silva (RJ)
-
Rodrigo Pereira Sampaio (PE)
-
Thayslane de Melo Costa (SE)
-
Wilton Pereira Sampaio (GO)