Rádio

Esportes

Novo regulamento da Copa do Brasil garante decisão por pênaltis em todas as fases

Novo regulamento da Copa do Brasil garante decisão por pênaltis em todas as fases
Publicado em 06/01/2025 às 17:17

A CBF mudou um trecho importante do regulamento da Copa do Brasil para a edição de 2025: a partir de agora, os times visitantes não terão a vantagem do empate na primeira fase. Em caso de igualdade no placar, o duelo será decidido nos pênaltis.

As duas fases iniciais são disputadas em jogo único, com 80 clubes participantes. Na primeira, as equipes são divididas em dois blocos: o Bloco I, com os 40 melhores colocados no ranking nacional de clubes, e o Bloco II, com os 40 seguintes. O mando de campo é dos clubes do Bloco II. Até o ano passado, os times do Bloco I, por jogarem longe de casa, tinham a vantagem de poder avançar mesmo com o empate — o que não será mais possível.

Os duelos de ida e volta começam a partir da terceira fase, quando também serão incluídas na disputa mais 12 equipes: Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, Paysandu, Flamengo, CRB, Santos, São Paulo, Corinthians, Bahia e Cruzeiro. São os times classificados para a CONMEBOL Libertadores, além de campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Brasileirão Série B e clubes vindos da Série A, respeitando a ordem de classificação.

Veja o que diz o novo regulamento da CBF

Os critérios de desempate para indicar o Clube vencedor de cada confronto são os seguintes:

I. 1ª Fase – em caso de empate, a classificação será definida através de cobrança de pênaltis;

II. 2ª Fase – em caso de empate, a classificação será definida através de cobrança de pênaltis;

III. 3ª à 7ª Fase – em caso de empate em pontos ganhos entre os Clubes ao final da fase respectiva, dentro de cada grupo, o desempate será definido observando os critérios abaixo:

1º. Maior saldo de gols;

2º. Cobrança de pênaltis.

Edição de 2025 da Copa do Brasil

A Copa do Brasil de 2025 tem as datas de 19 a 26 de fevereiro como base para a primeira fase. Os confrontos ainda não estão definidos.

As finais devem ser disputadas nos dias 2 e 9 de novembro. Ao todo, 92 times terão a chance de brigar pelo troféu, que, além de premiação em dinheiro, garante vaga na Libertadores de 2026.