Rádio

Esportes

Seis curiosidades sobre os jogos do Wild Card da NFL

Seis curiosidades sobre os jogos do Wild Card da NFL
Publicado em 10/01/2025 às 8:42

Chegou a “hora da verdade” na NFL! A partir deste sábado (11), começam os playoffs da liga de futebol americano com a rodada de Wild Card. Enquanto Kansas City Chiefs e Detroit Lions, donos das respectivas melhores campanhas da AFC e da NFC, folgam e esperam por seus próximos adversários, a disputa do mata-mata começa com seis grandes jogos no fim de semana.

Houston Texans x Los Angeles Chargers abre o sábado, seguido de Baltimore Ravens x Pittsburgh Steelers. No domingo (12), tem três confrontos: Buffalo Bills x Denver Broncos, Philadelphia Eagles x Green Bay Packers e Tampa Bay Buccaneers x Washington Commanders. Para encerrar, na segunda-feira (13), tem Los Angeles Rams x Minnesota Vikings.

(Conteúdo oferecido por: Ford, XP e Perdigão)

TODOS os jogos terão transmissão do Disney+. Para conter a ansiedade antes da bola oval começar a rolar, o ESPN.com.br listou fatos curiosos que marcam cada um dos seis confrontos do Wild Card.

Houston Texans (4) x Los Angeles Chargers (5) – AFC – sábado (11), às 18h30

Os playoffs da NFL começam com um duelo inédito, já que Houston Texans e Los Angeles Chargers nunca se enfrentaram nos playoffs. Aliás, em toda a história, eles fizeram apenas 9 jogos, com vantagem para a franquia angelina, que lidera o retrospecto por 6 a 3.

No último encontro entre eles, em 2022, Justin Herbert, que mais uma vez será a esperança de seu time, liderou a vitória por 34 a 24, com dois touchdowns. Na época, os Texans ainda não tinham C.J. Stroud, draftado na temporada seguinte.

Baltimore Ravens (3) x Pittsburgh Steelers (6) – AFC – sábado (11), às 22h

Em 2005, a revista Sports Illustrated classificou a rivalidade entre Ravens e Steelers como a segunda maior da liga, enquanto que em 2015, o Bleacher Report a considerou a rivalidade número 1 em toda a NFL. Por si só, o confronto entre eles já é um jogão, e por se tratar de playoffs, a temperatura sobe ainda mais.

Nos quatro encontros anteriores pela pós-temporada, a vantagem é de Pittsburgh, que lidera por 3 a 1. A vitória de Baltimore foi justamente no último encontro entre eles, dez anos atrás, quando superou o rival por 30 a 17.

Buffalo Bills (2) x Denver Broncos (7) – AFC – domingo (12), às 15h

A cada temporada em que vemos Josh Allen jogar, pensamos que pode ter chegado a hora dos Bills finalmente serem campeões. Em 2024, seus números são ainda melhores, e ele desponta como um dos favoritos ao prêmio de MVP. Não à toa, já que ele lançou para 28 touchdowns, com 3.731 jardas. Muito por causa de Allen, a equipe teve 12 jogos marcando ao menos 30 pontos na temporada, com 10 vitórias nas últimas 12 partidas, além de registrar uma campanha perfeita dentro do Highmark Stadium, local da partida deste sábado.

Por tudo isso, o Broncos é zebra para o jogo. Nada que atrapalhe os planos de Bo Nix, quarterback novato que vem impressionando vários astros por sua personalidade e fator decisivo. Será que ele mais uma vez vai se superar no maior teste em sua curta carreira até aqui?

Philadelphia Eagles (2) x Green Bay Packers (7) – NFC – domingo (12), às 18h30

O confronto marca o reencontro dos times que protagonizaram o primeiro jogo da NFL no Brasil. E se na Neo Química Arena já tivemos um jogaço, com disputa até o fim, a expectativa para a revanche no Lincoln Financial Field é das melhores, já que tanto Eagles como Packers possuem bons ataques e confiam plenamente em seus quarterbacks, Jalen Hurts e Jordan Love.

O duelo também confirma o fato do duelo no Brasil não ter sido “apenas um jogo”, já que ao contrário do que acontece em outros confrontos internacionais, esse realmente teve o encontro de times bons, que podem ir longe na pós-temporada. Isso sem contar o sucesso atingido. De acordo com a própria NFL, o jogo em São Paulo, que contou com mais de 47 mil pessoas nas arquibancadas, gerou 61,9 milhões de dólares (cerca de R$ 337,7 milhões) direta e indiretamente.

Tampa Bay Buccaneers (3) x Washington Commanders (6) – NFC – domingo, às 22h

O jogo é o retorno dos Commanders aos playoffs depois de quatro anos. E logo no primeiro ano de Jayden Daniels, segunda escolha do último draft e que conseguiu números incríveis logo na estreia, com 25 touchdowns e mais de 3.500 jardas lançadas. E se hoje ele é considerado o quarterback do futuro, ele terá pela frente um rival que também já carregou tal alcunha, Baker Mayfield, primeira escolha do draft de 2018.

Mayfield não virou exatamente o que se esperava dele, e não deixou saudades em Cleveland Browns, Carolina Panthers e Los Angeles Rams, mas desde que chegou aos Bucs, em 2023, substituindo ninguém menos do que Tom Brady, os números são bons. Na atual temporada, ele teve 41 TDs e liderou uma campanha de 10 vitórias e 7 derrotas, garantindo a vaga nos playoffs mais uma vez.

Los Angeles Rams (4) x Minnesota Vikings (5) – NFC – segunda-feira (13), às 22h15

Os Vikings terminaram a campanha com 14 vitórias e apenas 3 derrotas na temporada regular e até o último dia brigavam por uma folga na primeira semana de playoffs. Isso não só não aconteceu, como o time sequer terá o mando de campo no Wild Card. Como ficou na segunda colocação da NFC Norte, atrás dos Lions, a equipe terá pela frente um campeão de divisão, os Rams, que tiveram números bem piores, 10-7. E mesmo com a campanha inferior, o duelo acontece no SoFi Stadium, em Los Angeles.

Apesar de Minnesota despontar como favorito pela campanha e ter seu ataque e também a defesa na lista dos 10 melhores da liga, uma das derrotas na temporada foi justamente contra os Rams, por 30 a 20, na semana 7.