Esportes
Leonardo Jardim: novo técnico do Cruzeiro já foi sonho do Flamengo
Nesta terça-feira (4), o Cruzeiro anunciou a contratação do português Leonardo Jardim, de 50 anos, como seu novo treinador.
O luso, que estava no comando do Al Ain, do Qatar, chega para a vaga de Fernando Diniz, que foi demitido no final de janeiro.
Jardim nasceu na Venezuela, filho de pais portugueses, e se mudou para Portugal ainda na infância, indo morar na Ilha da Madeira.
Apaixonado por futebol, mas sem talento para ser jogador, começou a trabalhar como auxiliar em equipes de menor expressão do país, passando por vários times entre 1996 e 2002.
Em 2003, ele teve sua primeira chance como treinador principal, assumindo o pequeno Camacha, e depois foi ao Chaves, levando a equipe da 3ª para a 2ª divisão em 2008/09.
Em seguida, Jardim foi para o Beira Mar e conquistou o título da 2ª divisão portuguesa de 2009/10, levando o modesto clube à elite nacional.
Sua fama de “rei do acesso” chamou a atenção do Braga, que o contratou em 2011. E foi no clube alvirrubro que ele “explodiu” de vez para o cenário europeu.
Leonardo ficou apenas durante a temporada 2011/12 na equipe, mas fez campanha incrível, emendando 15 vitórias consecutivas e terminando o Português em 3º lugar.
Após o fim do campeonato, porém, se desentendeu com a diretoria e deixou o Braga.
Leonardo Jardim no Cruzeiro: Quais devem ser os principais desafios do treinador português no Cabuloso?
Contrato com o clube mineiro vai até o fim de 2026
Sucesso europeu e trabalho com Mbappé
Logo na sequência, Leonardo Jardim assumiu o Olympiacos, da Grécia, e seguiu sua boa fase com os títulos do Campeonato Grego e da Copa da Grécia em 2012/13.
O treinador voltou a Portugal na temporada seguinte, comandando o Sporting e levando os Leões ao vice-campeonato nacional em 2013/14.
Seus bons trabalhos chamaram a atenção do Monaco, à época um dos times mais ricos e ambiciosos da Europa, que acertou com o comandante em junho de 2014.
Ao todo, ele passou quase cinco anos no time do Principado, conquistando o Campeonato Francês de maneira histórica em 2016/17 e encerrando domínio do PSG.
Além disso, Jardim chegou à semifinal da Champions League, eliminando o Manchester City de forma histórica na trajetória. Além disso, o comandante lapidou vários jogadores que depois fariam sucesso no cenário europeu e mundial.
O mais famoso deles foi o atacante Kylian Mbappé, hoje no Real Madrid, além do meia Bernardo Silva, atualmente no City.
Sonho do Flamengo
Após ser demitido pelo Monaco em dezembro de 2019, Leonardo Jardim ficou livre no mercado e resolveu tirar um “ano sabático”.
No meio de 2020, ele entrou na mira do Flamengo para substituir Jorge Jesus, após o Mister aceitar proposta para ir para o Benfica e deixar o Ninho do Urubu.
O Rubro-Negro chegou a ter contatos iniciais com o português, mas as conversas não evoluíram, já que ele não quis se arriscar no futebol brasileiro.
À época, o mundo ainda vivia a pandemia de COVID-19, que criou um clima de incerteza e deixou a situação ainda mais complicada no mercado da bola.
No fim das contas, o Fla acabou desistindo de Jardim e apostou no espanhol Domènec Torrent, que vinha trabalhando como auxiliar no Manchester City.
O treinador, por sua vez, voltou a trabalhar em junho de 2021, quando aceitou convite do Al Hilal, da Arábia Saudita.
Ele foi campeão do Saudita e da Champions League da Ásia pelo clube de Riade, virando nome cobiçado no Oriente Médio.
Nos anos seguintes, seguiu levantando troféus no Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes, e passou pelo Al Rayyan antes de chegar ao Al Ain, clube com o qual rescindiu contrato também nesta terça.