Fuxicos
Eduardo Paes é reeleito no Rio de Janeiro com vitória no primeiro turno
![Eduardo Paes é reeleito no Rio de Janeiro com vitória no primeiro turno](https://redeabx.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Eduardo-Paes-e-reeleito-no-Rio-de-Janeiro-com-vitoria.jpg)
Eduardo Paes (PSD) garantiu sua reeleição como prefeito do Rio de Janeiro, com 60,26% dos votos válidos, vencendo no primeiro turno. Apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paes superou seu principal adversário, Alexandre Ramagem (PL), que obteve 31,07%.
Festeiro, Eduardo Paes quer grandes shows no Rio de Janeiro
O resultado confirmou as projeções das pesquisas eleitorais, após 93,66% das urnas apuradas no domingo, 6 de outubro.
Desde o início da campanha, Eduardo Paes figurava nas pesquisas com ampla vantagem. O apoio de Lula impulsionou sua popularidade, especialmente no eleitorado de esquerda.
Em contrapartida, Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e aliado de Jair Bolsonaro, não conseguiu levar a disputa para o segundo turno, como esperavam os bolsonaristas como por exemplo Jojo Todynho, defensora ferrenha do candidato vencido.
Quarto mandato de Eduardo Paes
Aos 54 anos, Eduardo Paes entra para a história da política carioca ao alcançar seu quarto mandato como prefeito, superando César Maia, que governou a cidade por três mandatos.
Ao longo de sua trajetória, Paes consolidou seu nome no cenário político do Rio de Janeiro, demonstrando uma forte habilidade de articulação que o manteve à frente da capital por tantos anos.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Nos últimos dias da campanha, Paes viu Ramagem crescer nas pesquisas. A aproximação do candidato do PL foi notável, mas insuficiente para levar a disputa para o segundo turno.
No início de julho, por exemplo, o instituto Datafolha mostrava Paes com mais de 50% das intenções de voto. Em setembro, ele chegou a 59%, mas registrou uma queda na reta final. No levantamento realizado na véspera da eleição, Paes marcava 54%, contra 22% de Ramagem, que acabou não revertendo a vantagem do atual prefeito.