Rádio

Brasil e Mundo

Preta Gil começa 4º ciclo de quimioterapia e fala sobre náusea antecipatória

Preta Gil começa 4º ciclo de quimioterapia e fala sobre náusea antecipatória
Publicado em 07/10/2024 às 16:30

A cantora Preta Gil, 50, deu início ao seu 4º ciclo de quimioterapia. Em suas redes sociais, a artista relatou sofrer com a náusea antecipatória.

Para os seus seguidores, a cantora citou que sua médica já havia falado sobre a sensação, mas até então, ela nunca tinha sentido a condição durante o tratamento.

Por meio de um vídeo, Preta contou que antes só se sentia enjoada quando o medicamento da quimioterapia já tinha entrado em seu corpo. No entanto, nesta segunda-feira (7), ela relatou que já chegou ao hospital enjoada.

“Minha ficha caiu, estou com náusea antecipatória, isso existe de verdade, eu já cheguei aqui enjoada. A cabeça da gente comanda tudo”, contou.

Conforme um estudo da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, a ansiedade reportada pelo próprio paciente antes do início do tratamento, pode desencadear náuseas e vômitos.

Ainda segundo o estudo, os pacientes que esperam se sentir nauseados antes da quimioterapia, desenvolveram, em maior número, quadros de náusea antecipatória, de modo diferente daqueles que não tinham a mesma expectativa.

Preta Gil começou o seu 4º ciclo de quimioterapia nesta segunda-feira (7) • Instagram/Preta Gil

Preta Gil e o retorno do tratamento oncológico

Em agosto, a voz de “Sinais de Fogo”, compartilhou um vídeo dividindo com os seguidores a informação sobre o retorno do câncer.

Na publicação, ela disse que a doença se espalhou por quatro lugares diferentes de seu corpo. “Não só no meu caso, como no caso de 40% das pessoas que tem um câncer primário e foi o que aconteceu comigo, o meu câncer voltou”, contou.

“Eu tenho dois linfonodos, eu tenho uma metástase que fica no peritônio e eu tenho um nódulo, uma lesão na ureter”. A cantora foi ao hospital para fazer seus exames de rotina, quando foi surpreendida com o diagnóstico.

Preta Gil se prepara para lançar documentário e livro: “Estou feliz”