Notícias

OTAN anuncia coalizão de 22 países para reabrir Estreito de Ormuz bloqueado pelo Irã

OTAN anuncia coalizão de 22 países para reabrir Estreito de Ormuz bloqueado pelo Irã
Publicado em 24/03/2026 às 18:37

Secretário-geral Mark Rutte revela iniciativa internacional com membros da aliança e aliados de várias regiões para garantir navegação segura na rota estratégica que transporta 20% do petróleo mundial

Um grupo de 22 países, formado por membros da OTAN e aliados do Oriente Médio, Ásia e Oceania, está se organizando para reabrir o Estreito de Ormuz e assegurar a livre navegação de navios na região, segundo o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, de acordo com a matéria do G1.

Fonte Redação G1

O estreito, responsável pelo transporte de cerca de 20% do petróleo mundial, permanece fechado pelo Irã desde o dia 28 de fevereiro, data do início da guerra no Oriente Médio.

O chefe da OTAN não detalhou como a operação será executada na prática. Especialistas apontam que o envolvimento militar adicional de outros países na região, além dos EUA e do Irã, pode aumentar o risco de escalada do conflito.

Rutte disse que as autoridades militares dos 22 países estão planejando de forma coordenada a ação, atendendo ao chamado do presidente americano Donald Trump e buscando implementar sua visão para a reabertura rápida do estreito. Ele citou apenas parte dos participantes, que incluem:

  • Estados Unidos 
  • Reino Unido 
  • França 
  • Emirados Árabes Unidos 
  • Bahrein 
  • Japão 
  • Coreia do Sul 
  • Austrália 
  • Nova Zelândia

A declaração ocorre em meio a críticas de Trump aos aliados da OTAN, que teriam respondido de forma insuficiente ao pedido de navios militares para ajudar na missão.

Fonte: G1