Esportes
Aitana Bonmatí, do Barcelona, conquista a Bola de Ouro feminina
![Aitana Bonmatí, do Barcelona, conquista a Bola de Ouro feminina](https://redeabx.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Aitana-Bonmati-do-Barcelona-conquista-a-Bola-de-Ouro-feminina.jpeg)
A meio-campista Aitana Bonmatí, do Barcelona e Espanha, conquistou pelo segundo ano seguido a Bola de Ouro feminina nesta segunda-feira (28) em cerimônia no Théâtre du Châtelet, na França, em Paris, e se igualou à compatriota Alexia Putellas em prêmios. A premiação é entregue pela revista France Football.
O pódia da honraria ainda foi completo por outras duas jogadoras do Barcelona: Caroline Graham Hansen (2°) e Salma Paralluelo (3°).
A espanhola, que já havia vencido a honraria em 2023, teve uma temporada vitoriosa pelo Barça e também pela Espanha. Além da Liga Feminina, Copa do Rei, Supercopa da Espanha e Champions League, com o Blaugrana, faturou a Nations League com a sua seleção.
Pelo Barcelona, foram 19 gols e 17 assistências em 41 jogos, enquanto pela Espanha, com quem ainda terminou em 4° nas Olimpíadas de Paris, anotou sete gols e uma assistência em em 16 partidas na Liga das Nações.
A espanhola ainda recebeu uma série de prêmios individuais, entre eles o de Melhor Jogadora da Liga das Nações e artilheira, MVP da Champions League e MVP da final, além do Prêmio Laureus de Melhor Atleta Feminina.
“Isso não se consegue sozinha, tenho muita sorte de estar rodeada de jogadoras que me fazem melhor a cada dia. Graças ao estafe, aos funcionários do clube, sem vocês não teríamos tanto sucesso, graças ao Laporta (presidente do Barcelona) e à toda a diretoria por tudo”, disse, em discurso.
“O que vocês fazem por nós. Obrigado aos torcedores por momentos tão lindos como a final de San Mamés. E obrigado a Caroline (Graham Hansen) que também poderia estar aqui, por me tornar uma jogadora melhor e essa conexão que nós temos na ala direita.”
Duas brasileiras estavam na lista das 30 indicadas ao prêmio: Gabi Portilho, atacante do Corinthians, e Tarciane, zagueira do Houston Dash. Elas terminaram na 18ª e 23ª colocação, respectivamente.
A versão feminina da Bola de Ouro surgiu em 2018, com vitória da norueguesa Ada Hegerberg. Em 2019, quem ganhou foi a norte-americana Megan Rapinoe. Em 2021 e 2022, o prêmio foi para a espanhola Alexia Putellas. Em 2023 a honraria ficou pela primeira vez com Bonmatí.
Além do prêmio de melhor jogadora do mundo, são contempladas outras sete categorias: Bola de Ouro masculina, Troféu Kopa (melhor jogador sub-21), Troféu Yashin (melhor goleiro), Clube do ano, Treinador do ano, Troféu Gerd Müller (jogador com mais gols) e Prêmio Sócrates (atletas envolvidos em causas sociais).
Premiação da Bola de Ouro feminina
-
Aitana Bonmatí (Barcelona)
-
Caroline Graham Hansen (Barcelona)
-
Salma Paralluelo (Barcelona)
-
Sophia Smith (Portland Thorns)
-
Lindsey Horan (Lyon)
-
Mallory Swanson (Chicago Red Stars)
-
Marie-Antoinette Katoto (PSG)
-
Mariona Caldentey (Barcelona/ Arsenal)
-
Trinity Rodman (Washington Spirit)
-
Alexia Putellas (Barcelona)
-
Patricia Guijarro (Barcelona)
-
Barbra Banda (Shanghai RCB/Orlando Pride)
-
Lauren James (Chelsea)
-
Ada Hegerberg (Lyon)
-
Khadija Shaw (Manchester City)
-
Tabitha Chawinga (Paris Saint-Germain/Lyon)
-
Alyssa Naeher (Chicago Red Stars)
-
Gabi Portilho (Corinthians)
-
Giulia Gwinn (Bayern de Munique)
-
Lucy Bronze (Barcelona/Chelsea)
-
Mayra Ramírez (Levante/Chelsea)
-
Glódís Viggósdóttir (Bayern de Munique)
-
Tarciane (Corinthians/Houston Dash)
-
Lea Schüller (Bayern de Munique)
-
Sjoeke Nüsken (Chelsea)
-
Yui Hasegawa (Manchester City)
-
Manuela Giugliano (Roma)
-
Lauren Hemp (Manchester City)
-
Ewa Pajor (Wolfsburg/Barcelona)
-
Grace Geyoro (Paris Saint-Germain)