Esportes
Botafogo iguala Flamengo e consegue 2ª maior goleada das semifinais da Libertadores
Exatamente cinco anos depois do Flamengo fazer 5 a 0 no Grêmio na semifinal da CONMEBOL Libertadores de 2019, o Botafogo repetiu o feito do maior rival nesta quarta-feira (23), vencendo o Peñarol pelo mesmo placar, no Estádio Nilton Santos, pela partida de ida da fase.
Com isso, o Glorioso igualou o Flamengo – e o San Lorenzo – como a segunda maior goleada da história das semifinais da competição.
A maior goleada da história das semifinais da Libertadores pertence ao Atlético Nacional, da Colômbia, que fez 6 a 0 no Danubio, do Uruguai, em 1989.
Além do Flamengo contra o Grêmio em 2019 e o Botafogo nesta edição, o San Lorenzo, da Argentina, também fez 5 a 0 na semifinal de 2014, contra o Bolívar, da Bolívia.
Existem outras duas grandes goleadas, maiores do que os 6 a 0 do Atlético Nacional, em “semifinais” de Libertadores, mas no antigo formato da competição.
Até 1987, a fase semifinal era disputada em dois triangulares e o campeão de cada grupo avançava à final.
Nesta situação, o Cruzeiro fez 7 a 1 no Alianza Lima, em 1976, e o Grêmio fez 6 a 1 no Mérida, em 1984. Em 1985, o América de Cali fez 5 a 0 no El Nacional – os colombianos foram os únicos da lista até hoje que não saíram campeões.