Notícias

Caminhoneiros desistem de greve após endurecimento do Governo para regras de frete

Caminhoneiros desistem de greve após endurecimento do Governo para regras de frete
Publicado em 20/03/2026 às 1:30

Categoria recua de paralisação nacional depois que governo federal anunciou medidas mais rígidas de fiscalização e punição no setor de transporte de cargas

Após o governo federal anunciar endurecimento das regras de fiscalização no setor de frete, a categoria dos caminhoneiros autônomos desistiu da greve que estava sendo organizada em várias regiões do país, de acordo com a matéria do Metrópoles.

Fonte Julia Gandra do METRÓPOLES

A decisão foi comunicada por lideranças e grupos de WhatsApp da categoria nesta quinta-feira (19 de março de 2026), poucas horas depois que o Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgaram pacote de medidas que ampliam a fiscalização, aumentam multas por descumprimento do Piso Mínimo do Frete e reforçam punições para embarcadores que pagam abaixo do tabelado.

A ameaça de paralisação ganhou força nos últimos dias em protesto contra o aumento do diesel, a inflação de insumos e a percepção de que o governo não estaria cumprindo integralmente a tabela do frete mínimo. Bloqueios parciais em rodovias como Dutra, Castello Branco e BR-116 eram dados como prováveis para esta semana.

Com o recuo, o risco imediato de desabastecimento de combustíveis, alimentos e medicamentos foi afastado, trazendo alívio ao setor produtivo e ao varejo. 

Fonte: METRÓPOLES