Esportes
Com três brasileiros, jornal elege 10 piores contratações de inverno
Nesta quarta-feira (1º), foi aberta a janela de transferências de inverno no futebol europeu. E, como de hábito, o jornal espanhol Sport elaborou o ranking das piores contratações já feitas no famoso “período de desespero” dos clubes.
“O desespero costuma se apoderar das equipes no mercado de inverno. Os times que não estão cumprindo seus objetivos no mês de janeiro buscam uma revolução e acabam incorporando novos futebolistas com a intenção de mudar a dinâmica”, argumentou o diário.
“É uma decisão que até pode surtir afeito, mas, que se é feita sem o planejamento adequado, pode dar muito errado e piorar ainda mais a situação”, acrescentou.
No ranking das 10 piores contratações, aparecem três brasileiros. Veja o que o veículo escreveu de cada um deles:
-
Philippe Coutinho: “É, sem dúvida alguma, um dos jogadores mais importantes desta lista. O brasileiro chegou ao Barça em janeiro de 2018, procedente do Liverpool, com expectativas muito altas, mas que nunca conseguiu cumprir. Os culés pagaram 145 milhões de euros por aquela que era uma das maiores estrelas do futebol mundial, esperando que ele fosse decisivo e pudesse suprir a saída de Iniesta, mas sua passagem pelo clube foi decepcionante. Depois de uma temporada e meia no Barça, Coutinho foi cedido ao Bayern de Munique, equipe pela qual foi protagonista com dois gols no famoso 8 a 2 em cima do Barcelona, em Lisboa. Depois de uma campanha na Alemanha, o meio-campista voltou ao Barça em agosto de 2020, mas nada havia mudado. Ficou mais um ano e meio e não encontrou seu lugar, indo depois por empréstimo para o Aston Villa, em janeiro de 2022. Os ingleses decidiram pagar 20 milhões de euros pelo brasileiro ao final do empréstimo e ficaram com ele de forma permanente, fechando assim um dos maiores desastres da história azul-grená”
-
Elias: “O Atlético de Madrid já fez várias incorporações decepcionantes no mercado de inverno, e uma delas foi Elias. O brasileiro chegou do Corinthians, em janeiro de 2011, por 7 milhões de euros. Depois de meia temporada em Madrid, foi vendido ao Sporting, de Portugal. Nos seis meses de Atleti, o meio-campista disputou 16 jogos entre LALIGA e Copa do Rei. O único ponto positivo dos colchoneros neste movimento foi o benefício econômico, já que ele foi vendido por 8,5 milhões de euros. Foi a melhor forma de minimizar os danos”
-
Fabiano Eller: “A contratação de Fabiano Eller pelo Atlético de Madrid fecha a lista das piores contratações dos mercados de inverno. O zagueiro brasileiro chegou ao clube alvirrubro em janeiro de 2007, vindo do Internacional. O Atleti pagou 1,5 milhão de euros pelo jogador, que não rendeu nada no campo de jogo. Seu período em Madrid e sua saída deram muito o que falar”
As 10 piores contratações da janela de inverno
-
Philippe Coutinho: Liverpool -> Barcelona (2020)
-
Julien Faubert: West Ham -> Real Madrid (2009)
-
Elias: Corinthians -> Atlético de Madrid (2011)
-
Fernando Torres: Liverpool -> Chelsea (2011)
-
Andy Carroll: Newcastle -> Liverpool (2011)
-
Antonio Cassano: Roma -> Real Madrid (2006)
-
Emmanuel Amunike: Sporting -> Barcelona (1996)
-
Maxi López: River Plate -> Barcelona (2005)
-
Thomas Gravesen: Everton -> Real Madrid (2005)
-
Fabiano Eller: Internacional -> Atlético de Madrid (2007)