Rádio

Brasil e Mundo

Diretora indiana que ganhou prêmio em Cannes 2024 chama Oscar de “arcaico”

Diretora indiana que ganhou prêmio em Cannes 2024 chama Oscar de “arcaico”
Publicado em 13/10/2024 às 20:39

No Festival de Cannes 2024, a cineasta indiana Payal Kapadia, 38, conquistou o Grand Prix, o segundo prêmio mais importante do evento, com seu filme de estreia “Tudo que Imaginamos Como Luz“, que será exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Apesar da aclamação internacional, a Índia escolheu a comédia “Laapataa Ladies” como sua submissão para o Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Em entrevista recente à revista Vanity Fair, a diretora comentou sobre ter sido preterida por seu próprio país e refletiu sobre a premiação de cinema. “Foi bom ser considerada, mas também foi bom que um filme realmente bom tenha sido selecionado”, disse Kapadia.

Continuou: “O mundo está indo além dessas fronteiras nacionais. Seria interessante abraçar uma ideia mais aberta de cinema, que não se prenda ao país de origem, mas sim a uma linguagem cinematográfica que conecte a todos.”

No entanto, Kapadia descreveu o sistema de seleção do Oscar como “um pouco arcaico, na minha opinião.” Ela acrescentou: “Você não vê tanto cinema independente da Índia sendo exibido e reconhecido globalmente. E, se observar os filmes feitos no país, a maioria não traz histórias sobre mulheres.”

Em “Tudo que Imaginamos Como Luz”, seguimos a vida de Prabha, uma enfermeira em Mumbai, cuja rotina é abalada ao receber um presente inesperado de seu marido distante. O filme também acompanha a jovem colega de quarto de Prabha, Anu, que enfrenta dificuldades para encontrar um local na cidade onde possa ter momentos íntimos com o namorado.

“Tudo que Imaginamos Como Luz” será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano nos dias 17, 19, 24, 26 e 30 de outubro. Para conferir os locais e horários das sessões, visite o site oficial do evento.

Assista ao trailer de “Tudo que Imaginamos Como Luz”