Política

Ex-deputada estadual Grazielle Machado morre aos 45 anos

Ex-deputada estadual Grazielle Machado morre aos 45 anos
Publicado em 25/06/2026 às 7:17

A ex-vereadora de Campo Grande e ex-deputada estadual Grazielle Salgado Machado morreu na madrugada desta quarta-feira (24), aos 45 anos. Ela estava internada desde a terça-feira (23) no Hospital da Cassems, em Campo Grande. Atualmente, Grazielle exercia função na Casa Civil do Governo de Mato Grosso do Sul.

Em nota oficial, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) lamentou o falecimento da ex-parlamentar, destacando sua participação na 10ª Legislatura e sua relevância histórica por integrar o grupo das 11 mulheres que já ocuparam uma cadeira no Legislativo estadual.

Nascida em Campo Grande em 12 de dezembro de 1980, Grazielle era filha do deputado estadual Londres Machado (PP), atualmente em seu 13º mandato. Desde cedo esteve envolvida com a atividade política, participando da organização de campanhas eleitorais e atuando na mobilização de jovens e mulheres tanto na Capital quanto em municípios do interior do estado.

Ela deixa os filhos Giovanna e Gabriel. Grazielle também era mãe de Londres Haruo, que faleceu anteriormente.

Formada em Publicidade e Propaganda, empresária da área da comunicação e professora universitária, iniciou sua trajetória política aos 24 anos. Em 2004, foi eleita vereadora de Campo Grande com 6.273 votos, tornando-se a candidata mais votada de sua coligação. Durante seu primeiro mandato, ocupou funções importantes na Câmara Municipal, incluindo a presidência de comissões permanentes, a vice-presidência da Casa e o cargo de primeira-secretária.

Reeleita em 2008 e novamente em 2012, completou três mandatos consecutivos como vereadora da Capital. Em 2014, assumiu a presidência estadual do PR Mulher, com o objetivo de ampliar a participação feminina na política e estruturar representações do movimento nos 79 municípios sul-mato-grossenses.

No mesmo ano, foi eleita deputada estadual pelo então Partido da República (PR), com 39.374 votos, tornando-se, à época, a mulher mais votada da história de Mato Grosso do Sul para o cargo. Na Assembleia Legislativa, exerceu duas vezes a segunda vice-presidência da Mesa Diretora. Também presidiu a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária e integrou colegiados ligados aos direitos das mulheres, assistência social, desenvolvimento agrário e questões indígenas e quilombolas.

Nas eleições municipais de 2024, voltou a disputar uma vaga na Câmara Municipal de Campo Grande pelo PSDB, recebendo 1.887 votos e ficando na suplência.

Leia Também: Michelle quebra silêncio sobre Flávio Bolsonaro em vídeo: “Me humilhou”