Rádio

Esportes

Grêmio se manifesta após deixar campo por episódios de racismo

Grêmio se manifesta após deixar campo por episódios de racismo
Publicado em 21/12/2024 às 15:17

O Grêmio emitiu um comunicado oficial a respeito do caso de racismo ocorrido na partida do time feminino do Imortal contra o River Plate, pela Ladies Cup, realizada na noite da última sexta-feira (20), no Estádio do Canindé, em São Paulo.

De acordo com o comunicado, um boletim de ocorrência foi registrado e o clube fará “todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis”. “Lamentamos profundamente o episódio e nos solidarizamos com o gandula e as atletas que foram agredidas de maneira inadmissível e intolerável”.

No comunicado, o Grêmio citou ainda uma série de figuras notáveis negras da história do clube e reforçou o compromisso “contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação”.

Entenda o caso

Logo após o Grêmio empatar a partida contra o River Plate, o confronto ficou paralisado por 30 minutos, uma vez que Candela Díaz, do time argentino, foi vista imitando um macaco na direção de um gandula. Atletas do Imortal saíram em defesa do profissional e começou uma confusão generalizada.

Em meio ao entrevero, a arbitragem expulsou nada menos do que seis atletas do River, que não tinha um número mínimo de jogadoras para permanecer em campo. Com isso, a partida acabou encerrada.

Com o empate, o Grêmio garantiu vaga na final, onde enfrentará o Bahia. A organização da Ladies Cup se manifestou a respeito do ocorrido.

River Plate é punido na Ladies Cup

A Organização da Ladies Cup aplicou pena máxima contra o River Plate. O time argentino está fora do torneio de 2024 e suspenso pelos próximos dois anos. O fato foi divulgado pela assessoria do evento neste sábado (21). A decisão da Ladies Cup, entre Grêmio e Bahia, terá uma série de ações para fortalecer a luta contra a discriminação racial.

Veja abaixo a nota oficial da Ladies Cup:

A Brasil Ladies Cup repudia o episódio de racismo durante a partida entre River Plate-ARG e Grêmio. Neste momento, a organização está prestando o suporte necessário para as vítimas deste lamentável ocorrido.

É triste que o desenvolvimento do futebol feminino, através de um torneio que está sendo exibido em todo o país e também no exterior, seja atrapalhado por um acontecimento lastimável.

Esperamos que Bahia e Grêmio, finalistas da competição, possam realizar um espetáculo esportivo de forma limpa, honesta e à altura que a sociedade merece. O preconceito jamais será tolerado pelo torneio.

Veja abaixo a nota oficial do Grêmio:

Vimos a público manifestar a nossa indignação com os fatos ocorridos durante o jogo contra o River Plate pela última rodada da fase de classificação da Brasil Ladies Cup, na noite desta sexta-feira, no estádio Canindé, em São Paulo.

Na parte final do primeiro tempo, logo após empatar a partida, as nossas atletas se revoltaram ao presenciar jogadoras do time argentino fazendo gestos racistas para um gandula.

Ao defender o gandula, as Gurias Gremistas também foram vítimas de palavras e gestos racistas. Na confusão, a partida foi interrompida e seis jogadoras do River acabaram expulsas, dando fim ao jogo.

Lamentamos profundamente o episódio e nos solidarizamos com o gandula e as atletas que foram agredidas de maneira inadmissível e intolerável.

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia responsável e faremos todo o possível para que o caso resulte em punição para as responsáveis.

Nós, do Clube de Todos, não aceitamos esse tipo de situação e aproveitamos para reforçar o nosso compromisso contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação, inspirados em alguns dos nossos maiores ídolos como o Everaldo, estrela na bandeira Tricolor, Lupicínio Rodrigues, autor do hino Imortal, Tarciso Flecha Negra, lenda do ataque e atualmente mascote do Clube, e Marianita, pioneira do futebol feminino e uma das maiores jogadoras gremistas de todos os tempos.