Rádio

Esportes

João Fonseca entra no top 100 do ranking, supera marca de Guga e ajuda a encerrar jejum de 7 anos do tênis brasileiro

João Fonseca entra no top 100 do ranking, supera marca de Guga e ajuda a encerrar jejum de 7 anos do tênis brasileiro
Publicado em 28/01/2025 às 7:01

João Fonseca, um dos grandes nomes do momento no tênis, nem entrou em quadra nesta segunda-feira (27), mas já quebrou um novo recorde. Com a atualização oficial do ranking mundial da ATP (Associação de Tenistas Profissionais, que organiza o circuito mundial), o carioca entrou pela 1ª vez no prestigiado top 100, ocupando a 99ª posição.

Aos 18 anos e 5 meses, Fonseca se tornou o brasileiro mais jovem a entrar nesse seleto grupo, superando o recorde de Cássio Mota, que o fez em 1979 aos 19 anos e 5 meses, e a marca do seu ídolo Guga, que entrou em 1996 com 19 anos e 11 meses. Quem completa o top 5 dos brasileiros que entraram com menos idade nos 100 melhores do ranking é Thomaz Bellucci e Jaime Oncins.

O sucesso precoce não é estrondoso apenas para o tênis brasileiro, mas também para todo o planeta. O garoto de 18 anos é o mais jovem a entrar no top 100 desde Carlos Alcaraz furar essa barreira em outubro de 2021 e é atualmente o mais novo entre os 350 melhores do mundo, sendo o 4º mais bem ranqueado entre os tenistas com menos de 20 anos.

Com os 80 pontos somados por furar o qualificatório do Australian Open e avançar até a 2ª rodada do 1º Grand Slam que disputou, João Fonseca também ajudou o tênis brasileiro a derrubar um jejum que pendurava há quase 8 anos. Agora, o Brasil tem três tenistas ao mesmo tempo no top 100 do ranking pela 1ª vez desde julho de 2017.

Além de João na 99ª posição, Thiago Monteiro também voltou a esse seleto grupo e fica logo atrás do compatriota no 100º lugar. Quem completa a lista é Thiago Wild, que subiu para 76ª posição do ranking da ATP e é o atual número 1 do Brasil no masculino.

Em julho de 2017, os três brasileiros que estavam no top 100 mundial eram Bellucci (Nº 55), Rogerio Dutra Silva (Nº 69) e o próprio Monteiro (Nº 100). O recorde do Brasil são 5 tenistas ao mesmo tempo, o que ocorreu pela última vez em 2002 com Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Flávio Saretta, André Sá e Alexandre Simone.

O bom momento do tênis brasileiro será posto à prova neste final de semana na 1ª rodada do qualificatório (Qualifiers) da Copa Davis. O Brasil enfrenta a França, fora de casa e em quadra dura coberta, e contará com João Fonseca, Thiago Wild, Matheus Pucinelli, Marcelo Melo e Rafael Matos. A equipe francesa é composta por Ugo Humbert, Arthur Fils, Giovanni Mpetshi Perricard e Pierre Hugues Herbert.

O confronto não conta pontos para o ranking da ATP, mas Fonseca já tem no seu calendário sua próxima competição para somar na sua pontuação: o ATP 250 de Buenos Aires, que começa no dia 10 de fevereiro, com transmissão no Disney+ Premium.