Esportes
LALIGA tira Dani Olmo da lista de inscritos do Barcelona
![LALIGA tira Dani Olmo da lista de inscritos do Barcelona](https://redeabx.com.br/wp-content/uploads/2025/01/LALIGA-tira-Dani-Olmo-da-lista-de-inscritos-do-Barcelona.jpeg)
Nesta quarta-feira (1º), LALIGA retirou o meia Dani Olmo e o atacante Pau Víctor da lista de inscritos do Barcelona para a disputa do Campeonato Espanhol.
Isso aconteceu porque o Barça não conseguiu apresentar novas garantias econômicas que permitam a inscrição de atletas depois do dia 2 de janeiro.
Olmo e Víctor estavam inscritos de forma interina em LALIGA como reposições pela ausência de atletas lesionados, como os zagueiros Christensen e Araújo.
Com a virada do ano, porém, o Barcelona tinha que ter levantado uma quantidade maior de receitas para conseguir colocar o meia e o atacante na lista de inscritos, mas o clube falhou.
Agora, não está descartado que os atletas saiam de graça do time blaugrana.
O caso mais grave é o de Dani Olmo, que foi comprado por 55 milhões de euros (R$ 354 milhões, na cotação atual) do RB Leipzig, na última janela.
De acordo com o jornal Mundo Deportivo, o meia tem uma cláusula que permite sua liberação do contrato assinado até 2030 caso o Barça não consiga inscrevê-lo em competições.
No caso da ativação, o atleta da seleção espanhola teria ainda a opção de pedir o pagamento de todos os salários devidos até 2030.
Além disso, o clube culé ainda tem que pagar 48 milhões de euros ao Leipzig. No caso da saída de Olmo, 40 milhões de euros terão que ser quitados à vista, e não mais em seis parcelas anuais, como estava previsto.
Isso seria trágico para a equipe catalã, que vive crise econômica gravíssima e não colocou essa previsão de gasto em seu orçamento para a temporada 2024/25.
Quanto a Pau Víctor, ele tem contrato com o Barcelona até 2029 e, diferentemente de Dani Olmo, não possui cláusula de finalização de contrato.
Também segundo o Mundo Deportivo, o Barça pensa que poderia emprestar o jovem atleta. No entanto, isso só poderá ser feito se o time do Camp Nou conseguir inscrever novamente o jogador.
Entenda o “caso Dani Olmo”
Comprado pelo Barcelona do RB Leipzig na última janela de transferências, Dani Olmo recebeu um registro temporário em LALIGA até o final do ano de 2024 para cobrir uma lesão de longa duração sofrida por Andreas Christensen.
Desde então, o Barcelona estava buscando uma ordem judicial para prorrogar os registros da dupla até o final da temporada, argumentando em uma audiência na segunda-feira que a não concessão iria contra os direitos dos trabalhadores na Espanha. Só que a Justiça vetou tal pedido.
O limite de gastos anuais do Barcelona, imposto por LALIGA, foi fixado em R$ 2,3 bilhões para a temporada. O clube continua a violar esse limite e, como consequência, enfrenta certas restrições para registrar reforços.
As regras de LALIGA só permitem que eles gastem uma porcentagem de tudo o que arrecadarem em transferências ou economizarem em salários, e eles também podem criar mais espaço dentro do seu limite aumentando a receita do clube.
A aprovação de um novo acordo plurianual com a fornecedora de materiais esportivos Nike na semana passada ajuda nesse sentido, mas fontes disseram à ESPN que isso não será suficiente para aprovar o registro de Olmo.
Com o Barcelona ainda excedendo seu limite anual de gastos estabelecido por LALIGA, fontes disseram à ESPN que o clube agora está trabalhando com dois cenários possíveis para prolongá-lo.
O primeiro envolve a pré-venda de assentos VIP no Camp Nou, que está sendo reformado, e o segundo é que um membro da diretoria apresente uma garantia pessoal para permitir o registro, um caminho que foi tomado anteriormente para garantir o registro de Jules Koundé em 2022 e de João Félix e João Cancelo em 2023.
O atacante Pau Víctor, contratado do Girona em julho, também está na mesma situação de Olmo.