Rádio

Esportes

Que recuperação! Celtics dominam no último período e viram sobre os 76ers fora de casa

Que recuperação! Celtics dominam no último período e viram sobre os 76ers fora de casa
Publicado em 02/02/2025 às 22:56

Chegar ao topo é difícil. Se manter, ainda mais. Com seis campeões nas últimas seis temporadas, a NBA viu os atuais campeões caírem de rendimento no campeonato seguinte, ano após ano. O Boston Celtics, por vezes, parece ir pelo mesmo caminho. Mas em outras oportunidades ainda vemos o espírito campeão de 2023-24. Foi o caso do último período da partida contra o Philadelphia 76ers. Com uma recuperação incrível, contando com a participação de vários nomes, venceram os Sixers fora de casa por 110 x 118.

Philadelphia começou a partida com tudo. Tyrese Maxey encontrou espaços em meio a defesa dos Celtics e atacou de todos os pontos da quadra. Ele anotou 16 pontos apenas no primeiro período Boston tentava responder com os chutes do perímetro, principalmente da zona morta, mas as bolas não caíram. Os visitantes ainda se aproximaram do placar após pedido de tempo de Joe Mazzulla, mas logo os 76ers voltaram a abrir vantagem de dois dígitos.

A tônica seguiu no segundo quarto. Os Sixers seguiram mais intensos, dominando os rebotes e pontuando em contra-ataques. O aproveitamento dos chutes longos de Boston seguiram baixos, impedindo uma aproximação no placar. O estrago não foi maior porque Tatum e Porzingis conseguiram encontrar soluções próximas ao aro.

O domínio de Phila foi ainda maior no terceiro período. Com poucos minutos de jogo a diferença chegou nos 20 pontos. Os ataques ao aro, com Yabusele e Council foram frequentes, aumentando ainda mais a moral da equipe com as várias enterradas. Carregado em faltas, Porzingis permaneceu em quadra, mas sem poder marcar com a mesma intensidade. No ataque, os Celtics desperdiçaram inúmeros ataques, mesmo com arremessos livres e equilibrados, exceto os últimos três. Foi o suficiente para reduzir a diferença para 14 pontos, dando esperanças de uma virada no quarto final.

E foi justamente o que aconteceu. Primeiro com Sam Hauser, que calibrou a mão e fez chover do perímetro. Depois, com dois lances seguidos de Tatum, a virada chegou em menos de cinco minutos. A defesa ficou muito mais intensa, lembrando os momentos da campanha do título na temporada passada. Os 76ers tiveram dificuldade para pontuar e precisaram mudar as escolhas de arremesso, sem sucesso.

A vantagem celta só se fez aumentar nos minutos finais, sem que Philadelphia encontrasse respostas. No final, o sorriso ficou do lado dos visitantes: 110 x 118.

Próximos jogos:

Os 76ers voltam à quadra na terça-feira (04), às 21h, novamente na Philadelphia, contra o Dallas Mavericks. Já os Celtics jogam no mesmo dia, mas às 21h30 (de Brasília), fora de casa, contra o Cleveland Cavaliers.

Estatísticas:

  • Tyrese Maxey: 34 pontos, 3 rebotes e 6 assistências;

  • Guerschon Yabusele: 21 pontos e 6 rebotes;

  • Kelly Oubre Jr.:18 pontos e 13 rebotes;

  • Jayson Tatum: 35 pontos, 7 rebotes e 11 assistências;

  • Jaylen Brown: 21 pontos, 10 rebotes e 6 assistências;

  • Kristaps Porzingis: 18 pontos, 7 rebotes e 3 assistências;