Rádio

Esportes

Quem é a sensação chinesa que Alcaraz enfrenta no Masters 1000 de Xangai

Quem é a sensação chinesa que Alcaraz enfrenta no Masters 1000 de Xangai
Publicado em 05/10/2024 às 8:06

Menos de três dias após vencer Jannik Sinner em um jogaço e ser campeão do ATP 500 de Pequim, Carlos Alcaraz volta a uma quadra de tênis para fazer sua estreia no Masters 1000 de Xangai, torneio que tem transmissão ao vivo no Disney+.

Em partida marcada para uma e meia da manhã da madrugada de sexta para sábado (05), o tenista espanhol de 21 anos vai enfrentar, além do cansaço da viagem, um oponente que vive uma ascensão meteórica e conta com o apoio da torcida local: o chinês Juncheng Shang.

O duelo vale uma vaga na 3ª rodada do Masters 1000, e Alcaraz terá que superar o fenômeno de 19 anos que já se credencia para ser um dos grandes de sua geração.

(Conteúdo oferecido por Itaú, MIT, Vivo, Betano, Engie, Ademicon e Superbet)

Juncheng Shang será o oponente do tenista espanhol, número 2 do mundo, e vem embalado pelo primeiro título de sua recente carreira. O jovem chinês foi campeão, na semana passada, do ATP 250 de Chengdu, derrotando o top 20 Lorenzo Musetti na final.

A conquista de Shang representa um marco impressionante para todo o circuito e não só para ele, seus familiares e o povo chinês. O adolescente se tornou o 1º tenista nascido no ano 2005 a vencer um título da ATP.

Além disso, o jovem canhoto se tornou o segundo homem da China a ser campeão de um torneio da elite do tênis na história e é muito adorado em seu país, onde nasceu e cresceu mergulhado nos esportes.

Seu pai, Yi Shang, foi da seleção chinesa de futebol, e sua mãe, Na Wu, foi campeã mundial de tênis de mesa. Na infância, Juncheng Shang era apaixonado pelo desenho animado Tom e Jerry, o que fez com que seus pais o apelidassem com o nome do ratinho inteligente.

O garoto chinês também amava jogar futebol, mas não seguiu os passos do pai porque sua mãe acreditava que a modalidade tinha causado diversas lesões ao seu marido e não queria que o filho seguisse o mesmo caminho. Juncheng praticava vários esportes, incluindo golfe, mas acabou escolhendo o tênis.

“Jerry” Shang começou a jogar tênis com 5 anos e aos 13 se mudou para a Flórida, nos Estados Unidos, onde passou a treinar na IMG Academy, a antiga academia de Nick Bollettieria. Essa mesma “escola” revelou Andre Agassi, Serena Williams e outras grandes estrelas do esporte.

Com a genética de esportistas e um currículo “escolar” impressionante, ele tinha que o seu futuro no tênis era quase certo, mas talvez as pessoas não esperavam que ele chegaria tão rápido entre os 100 melhores do mundo.

Mesmo com a pouca idade, Juncheng Shang já ocupa a 51ª posição do ranking mundial e é o segundo melhor tenista da China na ATP, atrás apenas de Zhizhen Zhang, de 27 anos. Isso só ocorreu devido a uma ascensão meteórica de Shang em 2024, já que há três anos ele ainda não tinha estreado no circuito profissional.

Em 2021, Shang terminou o ano como líder do ranking juvenil e, no começo de 2022, ganhou um convite da organização do Rio Open para fazer sua estreia em uma chave principal da ATP.

Na temporada seguinte, venceu seu primeiro jogo na elite do tênis na 1ª rodada do Australian Open. Ao terminar 2023, ele já tinha se consolidado entre os 200 melhores tenistas profissionais do planeta.

A explosão no circuito aconteceu, de fato, em 2024. Juncheng Shang começou a temporada derrotando Francis Tiafoe, que estava no top 20, e chegando à semifinal de Hong Kong. Na sequência, chegou até a 3ª rodada do Australian Open, fazendo a melhor campanha da história do tênis chinês masculino no Grand Slam.

Alternando challengers com torneios ATP, Shang fez mais uma semifinal em julho, quando derrotou o americano Ben Shelton, outro top 10, em Atlanta. Depois disso, ele ainda alcançou a 3ª rodada do US Open e, na sua campanha do título em Chengdu, derrotou também o top 50 Alexander Bublik.

Depois de tantos feitos inéditos, o jovem chinês busca alcançar mais dois em sua carreira: vencer um tenista do top 10 e alcançar a 3ª rodada de um torneio Masters 1000. Para isso, Shang precisa superar Alcaraz em Xangai. Os dois já se enfrentaram no início da temporada no Australian Open, mas o chinês precisou abandonar o duelo no 2º set.

O confronto será um duelo de dois tenistas da nova geração, sendo que um já está entre os dominantes do circuito, e o outro começa a alçar os seus primeiros grandes voos. Juncheng Shang está em 3º lugar na corrida para a ATP Next Gen Finals, torneio que encerra a temporada e reúne os 8 melhores tenistas com até 21 anos.