Esportes
Quem é o ‘freguês’ de João Fonseca que eliminou Medvedev e bateu marca de Nadal no Australian Open
![Quem é o ‘freguês’ de João Fonseca que eliminou Medvedev e bateu marca de Nadal no Australian Open](https://redeabx.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Quem-e-o-fregues-de-Joao-Fonseca-que-eliminou-Medvedev.jpeg)
A nova geração do tênis já começou a dar as caras no circuito e fez estrago no Australian Open, torneio que tem transmissão de todas as quadras pela ESPN no Disney+ Premium.
Além de João Fonseca, que eliminou Andrey Rublev na 1ª rodada, outros dois ‘adolescentes’ derrotaram tenistas do top 10 do ranking mundial no 1º Grand Slam da temporada, algo que não acontecia desde Goran Ivanisevic, Sergi Bruguerae e Nicklas Kulti surpreenderam o planeta em Roland Garros no ano de 1990.
Agora na Austrália, as promessas ‘rebeldes’ com menos de 20 anos são Jakub Mensik, da República Tcheca, e Leaner Tien, dos Estados Unidos Esse último, inclusive, é o único que segue quebrando recordes em Melbourne, já que o brasileiro de 18 anos, acabou caindo na 2ª rodada para Lorenzo Sonego, e Mensik, que derrotou Casper Ruud, foi eliminado na 3ª.
Após furar o qualificatório, o jovem americano superou Daniil Medvedev, quinto favorito do major, em um jogaço de 5 sets na 2ª rodada, e também passou por Corentin Moutet para chegar até as oitavas de final do Australian Open. Com essa campanha aos 19 anos e 47 dias, Tien se tornou o tenista mais jovem a ir tão longe no Aberto da Austrália desde Rafael Nadal em 2005.
Agora, para seguir avançando, Tien vai enfrentar Sonego, algoz de João Fonseca, na madrugada de domingo (19) para segunda (20) por volta da meia-noite e meia. O americano pode ‘vingar’ o carioca, apesar de já se tornar quase um freguês do brasileiro de 18 anos.
Filho de vietnamitas que praticavam muitos esportes recreativamente, Learner Tien começou a jogar tênis na cidade de Irvine, no estado da Califórnia, onde nasceu. Até os 10 anos, treinava com o pai Khuong, mas foi logo recrutado para o centro de treinamento da Associação de tênis dos Estados Unidos, a USTA.
O jovem canhoto chamou atenção do país inteiro quando venceu em 2022 e 2023 o torneio nacional juvenil dos Estados Unidos, aos 16 e 17 anos, enfrentando garotos de até 18 anos. Devido ao sucesso nas ‘categorias de base’, Tien passou a disputar também algumas partidas no profissional e coleciou os primeiros pontos no ranking da ATP. Ele chegou a cursar um semestre na University of Southern California e disputar o circuito universitário americano, mas logo foi para o profissional.
Nesse meio-tempo, Tien passou a enfrentar outras grandes promessas mundiais do esporte, que prometem rivalizar com ele nos próximos anos. Entre esses jovens estão João Fonseca, que costuma dar trabalho para o americano.
O primeiro encontro dos dois foi em 2023 na chave juvenil de simples em Roland Garros. No saibro, Tien levou a melhor e eliminou Fonseca nas quartas de final. Essa, no entanto, foi a última vitória do americano sobre o brasileiro. Alguns meses depois, eles voltaram a se enfrentar na final do US Open juvenil e João derrotou o anfitrião de virada, por 2 sets a 1, ficando com o título em Nova York.
No profissional, as duas promessas voltaram a se encontrar na disputa do Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas com menos de 21 anos da temporada. Tanto no duelo da fase de grupos como na grande decisão, João Fonseca levou a melhor e derrotou o rival um ano mais velho.
Os dois poderiam se encontrar na chave principal do Australian Open justamente nessas oitavas de final, mas quis o destino que Sonego adiasse o inevitável 5º encontro dessa crescente rivalidade. Melhor para Tien, que ainda não venceu o companheiro de geração em quadras duras. No entanto, não há quem duvide que ainda vamos ver muitos duelos entre essas duas grandes promessas nos palcos principais do tênis.