Esportes
Santos anuncia Pedro Caixinha como novo técnico
![Santos anuncia Pedro Caixinha como novo técnico](https://redeabx.com.br/wp-content/uploads/2024/12/Santos-anuncia-Pedro-Caixinha-como-novo-tecnico.jpeg)
O Santos tem um novo técnico. O clube anunciou nesta segunda-feira (23) a contratação de Pedro Caixinha, que estava desempregado desde que deixou o Red Bull Bragantino no fim de outubro. Ele terá contrato até o fim de 2026.
No mercado em busca de um treinador depois de não renovar com Fábio Carille, apesar do título da Série B do Brasileiro, o Santos negociou com Luis Castro, ex-Botafogo, e Gustavo Alfaro, do Vélez Sarsfield, mas não houve desfecho positivo.
Foi então que surgiu o nome de Pedro Caixinha, que tinha conversas adiantadas para substituir Renato Gaúcho no Grêmio. Escolhido pelo presidente Marcelo Teixeira para assumir a função de CEO do Santos após bom trabalho como diretor de futebol do Botafogo, Pedro Martins foi o responsável pela contratação do português.
O anúncio de Pedro Caixinha foi feito na coletiva desta segunda-feira (23), quando Marcelo Teixeira apresentou oficialmente Pedro Martins como CEO do clube. Com a chegada do treinador português, a diretoria vai intensificar a montagem do elenco para 2025.
“O que fez esperar mais de um mês, fui claro, representa a gestão, que está acima de preferência de presidente, departamento de futebol… A prioridade da gestão era a contratação de uma nova filosofia e metodologia para 2025 e 2026. Nós temos treinador, nunca disse o nome do treinador. Muitos (imprensa) disseram que era A, B, C, D. Muitos me perguntavam, são testemunhas se citei nome de algum treinador. O departamento de futebol mapeou diversos deles, deixei claro que a definição seria no momento certo. Como disse o Pedro, vários estavam à disposição. Estamos referendando a melhor decisão, tomara que seja a melhor decisão. É a melhor decisão na conversa, filosofia, e naquilo que o profissional já fez e continuará fazendo. Essa sempre foi nossa linha e continua sendo a referência da presidência”, disse Marcelo Teixeira.
“Tivemos algumas conversas com o Pedro [Caixinha]. Ele entendeu rapidamente o que a gente estava buscando construir para o clube. Foi uma conversa fácil, porque quando tem identidade e similaridade de pensamentos você resolve problemas e dificuldades de maneira muito mais simples. O Pedro entendeu o que o presidente está vendo e o que estamos pretendendo construir. Essa foi a prioridade total desde que fechei com o Santos”, afirmou Pedro Martins.
“No último fim de semana praticamente não dormi, mas foi justamente para que a gente pudesse dar o pontapé inicial, que é a contratação do treinador. A partir daí, organograma, elenco de jogadores, negociações em vigência, só fazem sentido a partir da decisão do novo treinador. Hoje falei com o Caixinha sobre diversos cenários, pré-temporada, elenco, vamos tentar caminhar com o planejamento da melhor maneira possível, com decisões que respeitem o orçamento do Santos e dialoguem com a identidade da instituição”, completou.
Caixinha tem vasta experiência à beira do gramado, já tendo passado por clubes como União Leiria, de Portugal, o Santos Laguna, do México, e o Rangers, da Escócia. Em 2022, desembarcou pela primeira vez na América do Sul, para trabalhar no Talleres. No ano seguinte, chegou ao Bragantino.
No time do interior paulista, ele conseguiu bons resultados, como por exemplo duas idas às semifinais do Campeonato Paulista, além da melhor campanha da equipe no Brasileirão de pontos corridos, no ano passado, algo que rendeu a classificação para a CONMEBOL Libertadores. Ao todo, ele comandou o Bragantino em 124 jogos, com 50 vitórias, 38 empates e 36 derrotas.